Saiba mais sobre Caligrafia

O que é?

A definição de caligrafia atualmente é a arte forma aos sinais de maneira expressiva e harmoniosa, uma arte visual utilizada em convites de casamentos, formaturas e festas de debutantes, a caligrafia é utilizada em muitos trabalhos envolvendo a escrita. 

Os artesãos que trabalham com a Arte da caligrafia utilizam caneta (plana ou redonda) e pincel, é comum aos artesãos deste tipo de arte a utilização de canetas com múltiplas pontas, canetas hidrográficas e esferográficas, a tinta para escrita da caligrafia é geralmente a base de água e menos viscosa do que a tinta à base de óleo usada na impressão.  

Além da caneta também é importante a utilização de papel de qualidade com consistência e viscosidade que permitirá linhas limpas. É utilizado papel pautado e caixa de luz para confecção de linhas retas, o papel onde o trabalho é realizado não deve ter linhas aparentes, a menos que as linhas façam parte da arte solicitada. 

Como Ter Uma Boa Caligrafia 

Um curso de caligrafia também pode ser uma maneira de aprimorar e melhorar a escrita à mão, muitas vezes as pessoas que não possuem uma letra bonita imaginam que não serão capazes de produzir peças utilizando a Arte da Caligrafia, este é um engano afinal o curso pode auxiliar estas pessoas a aprimorarem a escrita.

O motivo para uma caligrafia ruim e letra feia é muitas vezes o esquecimento da maneira correta de grafar as letras de mão ou cursivas do alfabeto, que são belas letras, porém esquecidas por utilização de letras de forma ou mesmo por outros motivos as letras são mal desenhadas causando aspecto de uma caligrafia malfeita. 

Um exemplo é a letra “H   “, a letra de mão deve ser grafada da seguinte maneira: “ H   ”. Porém muitas pessoas mesmo escrevendo com caneta acabam optando por utilizar apenas o formato do “ H “ de letra de forma, o “ H   “ em letra cursiva entra em desuso e é esquecido.   

Para escrever bem e ter uma letra bonita é necessário espaço para o trabalho e disposição das ferramentas e canetas utilizadas, o ideal é que o artesão que trabalha com letra cursiva tenha uma prancheta, e cadeira confortável já que são necessárias horas na confecção das peças e convites. 

A boa postura é importante para que o artesão não desenvolva problemas relacionados a coluna, o ideal é que consiga sentar com a coluna reta, e se manter confortável, segure a caneta com leveza para escrever sem forçar a caneta e marcar o papel.

Compartilhe