O que é uma Apólice de Seguros?

A apólice ou bilhete de seguro é um documento fornecido pela seguradora onde o seguro foi contratado . É a garantia do acordo entre o segurado (contratante) e a companhia seguradora (quem assume vai assumir o risco), é na apólice de seguro onde constam as todas as informações técnicas do seu seguro, como por exemplo: valores e garantias. Um bilhete de seguro estágio também vale como apólice de seguro.

Você já sabe o que é uma apólice de seguros, agora está na hora de entender a diferença entre corretoras de seguros e seguradoras. Confira:

Seguradoras são empresas que assumem o risco após a contratação do seguro e em caso de evento infeliz ou fatal promovem suporte ao cliente no sentido de cobrir despesas ou indenizar o cliente por determinado prejuízo especificado na apólice. Em outras palavras, quem realiza o pagamento dos prejuízos é a seguradora. As corretoras de seguro, seja pessoa física ou jurídica, são necessárias para contratar apólices de seguro das seguradoras. É a corretora de seguro que realiza a negociação e o intermédio burocrático entre cliente e seguradora e possui responsabilidade permanente de atender as necessidades de quem possui ou procura um seguro, sendo o principal elo entre cliente e seguradora.

Vinculada ao Ministério da Economia a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é o orgão responsável pela fiscalização dos mercados de seguro, seja seguradora ou corretora. A autarquia foi criada por Decreto-lei nº 73, em 21 de novembro de 1966.

Compartilhe